segunda-feira, setembro 20, 2010

Quilling: decorando com papel enrolado

Formas báscias do quilling, o papel enrolado



 Com as ferramentas certas, e um pouco mais de tempo e paciência, dá pra criar muitas coisas bacanas usando papel enrolado e cola. Pra animar vocês, vou contar um pouquinho do que seja o quilling e vamos aprender a fazer um coração.
O quilling, o papel enrolado, vem lá das épocas da Renascença, quando freiras e monges usavam a técnica para substituir as filigranas em ouro na decoração de imagens religiosas. Desde aquele tempo as técnicas se mantiveram basicamente as mesmas, o que mudou foram as ferramentas e a complexidade das figuras que foram aparecendo ao longo dos anos.
O quilling é a técnica dos cartões artesanais e muito aproveitada no Scrapbooking. O que você precisa são tiras de papel fino, cola e um instrumento para enrolar as tiras, instrumento esse que podemos adaptar desde espetinhos à agulhas de tricô.
Como fazer Um coração,E com ele decorar uma fita. Vamos ver?
Decorando uma fita para enfeitar um vidro de biscoitos
Tenha uma mesa de trabalho com um pedaço de isopor, alfinetes e cola transparente para papel. Corte tiras bem estreitas de papel vermelho fino, como o sulfite de impressora, com 30 cm de comprimento.
Enrole a tira de papelEnrole a tira de papel no instrumento que você estiver usando, cuidando para que ela fique bem alinhada.
A dica é umidecer os dedos e a ponta do papel para começar a enrolar. O papel é que será enrolado em torno da ferramenta e não o contrário. Segure firmemente entre os dedos enquanto enrola o papel.Dê muitas voltas com o papel
A espiral bem feita fica firmeDepois de segurar a tira de papel durante algum tempo, solte-a e você terá uma espiral pronta. Retire-a da ferramenta.
Para fazer uma lágrima pressione a espiral até marcar uma dobra em uma das pontas. Enquanto pressiona use uma agulha para posicionar melhor as voltas do papel.
Pressione a espiral para fazer uma lágrima
Cole a ponta da dobraCole a ponta da tira de papel bem próximo do final da borda dobrada, como na imagem. Coloque a cola usando um alfinete, pois é um pinguinho só. Corte a sobra de papel. Faça mais uma lágrima igual a essa.
Posicione as duas lágrimas invertidas uma frente à outra, fixe com alfinetes sobre um isopor e cole na parte central, como na imagem. Lembre de usar pouca cola. Os alfinetes auxiliam a manter as lágrimas juntas enquanto a cola completa a secagem.Prenda com alfinetes enquanto a cola seca
Veja como fica o coração prontoVeja aqui como fica o coração depois de colado.
Cole o coração num papel quadradinho branco mais grosso.Cole o coração num cartão branco
A dica para colar o quilling sobre outro papel é bem simples. Coloque uma quantidade rasa de cola sobre uma superfície como uma tampa plástica. Segure a figura com uma pinça e mergulhe a borda a ser colada nessa superfície de cola. Mergulhe apenas o suficiente para que a cola grude nessa base por igual. Aplique a figura sobre o cartão branco e aguarde a cola secar.
Pra terminar, enrole a fita no pote de vidro, faça um laço e somente então cole o cartão sobre a fita. Prontinho, agora o pote de vidro está lindo para ser oferecido como presente.
E assim usamos o quilling para enfeitar com graça nossos objetos. E isso é só o começo, pois daqui pra diante as figuras vão ficando cada vez mais elaboradas.

Nenhum comentário: